sábado, 5 de maio de 2012

CONSUMO EXCESSIVO



comportamentos de compra

Segundo psicossociólogos, os consumidores tem o seguinte comportamento na hora de comprar um produto:
  • Racional: O consumidor sabe o que quer comprar e compara preços. As vezes influencia-se pela promoção e pela publicidade, mas o resultado pode ser o oposto caso se sentir enganado.
  • Impulsivo: O ato de comprar serve para canalizar o estresse, reforçado pelo próprio shopping center ou supermercado, produzindo uma sensação de prazer imediato.
  • Compulsivo: Para esse tipo de comprador, a necessidade de comprar é comparável à de um viciado em drogas. Para os psiquiatras, trata-se de um sintoma de uma desordem emocional. O consumo se dá como uma forma de compensar um vazio, de sentir-se acompanhado, ainda que seja por um objeto.
Há também todo um processo de estimulo dos sentidos das pessoas que se dá no processo de compra. Para algumas pessoas o estímulo é visual, quando estas veem algo e querem possuí-lo, já outras têm o estimulo olfativo, e por fim o auditivo.

PESQUISA

UMA PESQUISA FEITA PELOS PESQUISADORES DO  INSTITUTO  DE PSIQUIATRIA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO (USP),DO CENTRO DE ADIÇÃO E SAÚDE MENTAL DA UNIVERSIDADE DE IOWA,NOS ESTADOS UNIDOS SOBRE O TRANSTORNO DO COMPRAR  COMPULSIVO (TCC),MENCIONA QUE O ELEMENTO CHAVE DO TCC SERIA A IMPULSIVIDADE, SENDO QUE NA  MAIORIA DAS VEZES  80% SÃO MULHERES.
Mesmo os que têm uma boa formação acadêmica apresentam dificuldades para perceber as consequências de sua compulsão. As preocupações e os impulsos da pessoa se voltam ao ato de comprar. De acordo com a pesquisa, isso causa sofrimento, consome muito tempo, interfere no comportamento social ou ocupacional e ainda resulta em problemas financeiros como o endividamento ou falência.








ESPERAMOS QUE ESTE BLOG SIRVA DE APOIO Á VOCÊ QUE SE CONSIDERA UMA PESSOA CONSUMISTA,E ACREDITE QUE COM FORÇA DE VONTADE VOCÊ POSSA SUPERAR QUALQUER DESAFIO QUE VIR PELA FRENTE



2 comentários:

  1. Como não ser compulsivo em uma sociedade capitalista atual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usando Raciocínio lógico!
      Ninguém é escravo de si mesmo;a não ser que esse indivíduo tenha problemas mentais!

      Excluir