sábado, 5 de maio de 2012

O QUE TEMOS É O QUE PRECISAMOS OU O QUE QUEREMOS?

        ´´ O homem é incapaz de ficar satisfeito por muito; quando satisfaz uma necessidade, tem outro logo em seguida``- Abraham Maslow.
           As pessoas mudaram seus hábitos com o passar dos anos, e podemos dizer que ainda bem, afinal de contas, se eles não houvessem mudado, certamente estaríamos na mesma condição, com os mesmos produtos e serviços, sem nenhuma inovação.


    => TEORIA DAS NECESSIDADES HUMANAS - ABRAHAM MASLOW.


        Para ajudar a entender a necessidade humana e, principalmente, a entendermos a evolução dessa necessidade, vamos estudar a Hierarquia das Necessidades Humanas de Maslow.
        Abraham Maslow é considerado o pai da Teoria Motivacional Moderna e retrata em escalas a satisfação e não satisfação em relação às necessidades, veja:

Necessidades Fisiológicas: Diz respeito à necessidade do ser humano em relação à alimentação, moradia, saúde, etc.  A satisfação do ser humano nesse caso, é ter uma remuneração para satisfazer essa necessidade primária. A sua insatisfação é não ter essa remuneração, e muitas vezes se confinar num ambiente do trabalho apenas para não perdê-la, ou seja ele trabalha pela necessidade e não pela satisfação.

Necessidades de Segurança: O ser humano precisa sentir-se seguro contra roubo, perigo, desemprego, doenças, ´´ por ele e pela família``, além de outros fatore sociais. Para ele, a                satisfação é ter um governo que lhe ofereça segurança, um trabalho estável, ter uma família que lhe acolha, etc. O que é insatisfatório para o ser humano nesse caso são as situações não previsíveis.

Necessidade Social: Com as necessidades primárias equilibradas ´´fisiológicas e de segurança``, o ser humano precisa sentir-se aceito na socidade, conquistar amizades e fazer relacionamento, a satisfação, nesse caso, é ter suas vontades compreendidas, ter suas opiniões levadas em consideração. A sua insatisfação ocorre quando justamente esses desejos não acontecem.

Necessidades da Auto - Estima: Quando você é reconhecido pelo grupo em que está envolvidos, as necessidades são secundárias, porém fundamentais. Trata-se do desejo de uma imagem positiva, ter o reconhecimento das pessoas, conquistar a admiração plena. Isso pode acontecer com o prestígio da profissão, porém, é facilmente desacreditada quando a baixos salários, falta de reconhecimento e motivação.

Necessidade de Auto - Realização: Por ser a última da hierarquia de Maslow, podemos levar em consideração que seja a mais difícil de se entender, porém, não tão difícil de se conquistar. A realização pessoal deve ser compreendida por nós mesmos. É importante encontrar algo que realmente lhe dê prazer, como uma profissão, uma atividade complementar, etc.





Um comentário:

  1. "A realização pessoal é algo que precisa ser compreendida por nós mesmos". Esta afirmação muitas vezes se esvazia quando temos a necessidade de ser aceito e valorizado pelo outro. Como a turma vê esta colocação?

    ResponderExcluir