sábado, 5 de maio de 2012

O PAPEL DA ESCOLA FRENTE AO TRABALHO E CONSUMO

 
         COMO A ESCOLA PODE CONTRIBUIR NA SUPERAÇÃO DO TRABALHO E CONSUMO?         

     Os dilemas do trabalho e do consumo são objeto de debate em diversos setores. No que cabe a escola, a partir da definição de seu projeto pedagógico, das capacidades a serem desenvolvidas, dos diálogos que manterar com as famílias e a comunidade, poderá promover a aprendizagem de uma série de conteúdos conceituais, favorecendo o reconhecimento e a compreenção da historicidade desses dilemas, a relação que existe entre razões socias vividas como individuais ou privadas com questões sociais mais amplas; de uma série de conteúdos procedimentais, possibilitando que os alunos na sua vida cotidiana exerçam seus direitos e responsabilidade, resolvendo os problemas que lhes são colocados individual e coletivamente; e de conteúdos atitudinais, e identificando, criticando e repudiando as atitudes de discriminação e de injustiça que favorecem a reprodução da pobreza e da desigualdade, desenvolvendo práticas que permitam um desenvolvimento de atitudes de respeito, de solidariedade e cooperação.
      Essas três dimensões favorecem a constituição de indivíduos politicamente ativos, fundamentais em uma democracia, capazes tanto de resolver os problemas encontrados no cotidiano como influência nas condições mais gerais da vida social.
     Os alunos e os professores encontram-se na sala de aula trazendo consigo vivência diretas ou indiretas - como testemunhas ou protagonistas de situações que envolvem trabalho e consumo.


                                                                

Um comentário:

  1. Texto bom, porém repleto de erros de ortografia, concordância e pontuação.

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